Seleção alemã celebrando a conquista da Copa do Mundo FIFA de 2014 (Danilo Borges/Portal da Copa copa2014.gov.br Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil). |
Hoje cedo trabalhei no escritório já pensando no pedal que faria de tarde. Passei na casa de um colega. Ia começar o jogo da Alemanha contra a Suécia pela Copa da Rússia. Jogão, né? Mas a gente foi andar de bicicleta.
Pegamos uma estradinha de terra entre Paulínia e Barão Geraldo. Foi legal. Nunca tinha passado por ela. Chegamos na Praça do Coco e pedimos um litro de caldo de cana gelado, com limão e gengibre.
Meu amigo, um gole daquilo depois de 40 minutos de bicicleta é muito bom!
A televisão pendurada na árvore - que também sustenta o telhado da venda - anuncia o gol da Suécia. Um sujeito alto, com cara de alemão, jeito de alemão, sotaque de alemão, com um alemãozinho a tiracolo, ficou triste.
Consolei ele:
- A Suécia tirou a Itália da Copa. É jogo duro. Não é surpresa.
Fizemos o caminho de volta, por outra estrada. Tinha um subidão que me queimou as coxas. Estou meio fora de forma.
Cheguei em casa faltando cinco minutos para o jogo acabar. A Alemanha tinha empatado, mas isso não resolvia a situação. Só a vitória interessava.
Foi bonito ver os alemães jogando com organização, determinação, sem desespero, martelando o gol da Suécia - que não conseguia contra-atacar.
Subitamente, falta na lateral da área. Minuto final de jogo.
Estava fazendo alongamento no tapete da sala quando cravei:
- Vai sair gol.
Jogada ensaiada na bacia das almas, com a terra cedendo na beira do abismo.
Golaço no ângulo!
Final de jogo. Deu dó dos suecos. A gente sempre torce para os mais fracos quando não é o nosso time na reta.
Mas temos que tirar o chapéu para os alemães. Nada de choro. Nada de desabafo. Nada de individualização de resultado. Os caras saíram de campo com as facas nos dentes - do jeito que entraram. Uma aula de atitude e equilíbrio emocional.
Quatro anos depois do 7 a 1 contra o Brasil, os alemães seguem tendo muito o que nos ensinar.
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O seu comentário construtivo será bem vindo. Não publicaremos ofensas pessoais ou dirigidas para qualquer entidade. EVITE ESCREVER SOMENTE COM MAIÚSCULAS. Não propague spam. Links e assuntos não relacionados ao tema da postagem serão recusados. Não use termos chulos ou linguagem pejorativa.